style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Educa Mais Brasil (divulgação)
No último domingo, ocorreu a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 611 municípios de todo Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, esta edição teve mais de 2.331.799 milhões de inscritos. O número é 75% maior do que o total de inscritos na edição de 2018, com 1.695.607 estudantes. As informações são do Educa Mais Brasil.
MEC quer ampliar vagas no Ensino Médio para tempo integral
As provas ocorreram dentro da normalidade e sem ocorrências significativas nos locais de provas ainda segundo o órgão. Agora, o próximo passo é aguardar os gabaritos que, de acordo com o edital, serão divulgados em dez dias úteis após a prova, ou seja, no dia 6 de setembro. O resultado individual será disponibilizado na Página do Participante do Encceja. Para obter o certificado, é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e ter nota igual ou superior a cinco pontos na redação.
Alcançando a nota mínima, o participante deverá procurar a secretaria de educação ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado no ato da inscrição, para pleitear a Declaração Parcial de Proficiência e/ou a Certificação de Conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
Número de participantes no Encceja é recorde, afirma MEC
Além desta edição do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, no dia 15 de setembro, para os brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas avaliações para pessoas privadas de liberdade (PPL) no Brasil, em 8 e 9 de outubro, bem como no exterior, entre os dias 16 e 27 de setembro.
*com informações do site Educa Mais Brasil